Seminário Interno de Informática Educativa

"Os computadores deveriam servir às crianças como instrumentos com os quais trabalhar e pensar, como meios para realizar projetos, como fonte de conceitos para pensar novas idéias." (Papert, 1994: 148)


Nos dias 07 e 08 de outubro de 2009, a Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM/NIDI, realizou o V Seminário Interno de Informática Educativa. O evento mobilizou professores, coordenadores pedagógicos e professores coordenadores dos laboratórios de informática educativa das Escolas Municipais.

O objetivo do evento foi possiblitar a qualificação da prática docente e a organização do planejamento coletivo, com ações que permitem a construção da aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências.

A abertura do evento teve a participação da Profª Drª Carla Beatris Valentini, que realizou uma palestra sobre "A prática pedagógicas nos Laboratórios de Informática Educativa."

Tivemos a participação de 14 escolas que trouxeram relatos de projetos e atividades desenvolvidas com o apoio dos recursos tecnológicos:
E.M.E.F. Profª Ester Justina Troian Benvenutti
E.M.E.F. Giuseppe Garibaldi
E.M.E.F. Prefeito Luciano Corsetti
E.M.E.F. Engº Dario Granja Sant'Anna
E.M.E.F. José Protázio Soares de Souza
E.M.E.F. Ramiro Pigozzi
E.M.E.F. José Bonifácio
E.M.E.F. Arnaldo Ballvê
E.M.E.F. Jardelino Ramos
E.M.E.F. Governador Roberto Silveira
E.M.E.F. Santa Corona
E.M.E.F. Caldas Junior
E.M.E.F. Renato João Cesa
E.M.Especial de E.F. Helen Keller

A Equipe no NTM/NIDI, agradece a participação de todas as Escolas citadas acima, pelo empenho e pela disposição em compartilhar seus trabalhos com a Rede Municipal. Parabéns!

Seguem as apresentações dos trabalhos das escolas.


Seminário Interno de Informática Educativa

Olá! Somos professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS. Acreditamos que é necessário aprender sempre e esperamos que aqui possamos trocar experiências e enriquecer nossa prática pedagógica.





O Seminário Interno de Informática de Caxias do Sul iniciou no dia 07/10 com palestra da Profª Drª Carla Beatris Valentini: “A Prática Pedagógica nos Laboratórios de Informática Educativa”.

Descobri que eu, Vera, professora de Informática desde 1992, sou imigrante digital! Claro, acho que nada de errado, afinal o pessoal da minha geração ainda usa agenda escrita, lê manuais (tenho uma amiga que lê tudinho, do inicio ao fim), gosto de imprimir as coisas para visualizar... e o livros? Eu ainda os consulto..., e aviso aos alunos que na Net tem muita informação duvidosa (dizem que a wikipédia não é de total confiança..). Como “imigrantes” temos nas mãos os “aprendentes”, que em escala ascendente são os nativos digitais. Estes não lêem manuais, pois entendem a lógica dos softwares, se comunicam e se informam pela net... Aí está o nosso grande desafio como professores: se a Escola é um espaço de convivência e aprendizagem, como enfrentar essa revolução digital, que traz consigo mudanças radicais no modo como aprendemos e o que aprendemos? A escola hoje não está mais respondendo aos anseios desses aprendentes, isto é, eles não aguentam mais a escola!!!

Segundo Valentini o impacto da internet é rápido na nossa sociedade, mas o Brasil é o país com um elevado número de docentes menos ativos na Internet. Quer dizer que a escola ainda não chegou lá, principalmente na forma de uso dessas tecnologias, possibilitando aos aprendentes o seu uso com orientação, de forma responsável e ética.

Essa revolução tecnologica nos aponta novas formas de pensar, aprender e interagir. As etapas de aprendizagem não são mais respeitadas, e ainda tentamos ensinar na escola de forma gradativa e linear!! Temos que repensar o proveito que nós, educadores estamos tirando dessas novas tecnologias.

Valentini destaca a importância do professor se envolver com esse novo mundo, participando das redes sociais, interagindo, discutindo e recebendo apoio dos seus pares interautas.

Educar no contexto das tecnologias digitais é educar para um mundo melhor, sem preconceitos. Lembrando a biologia do amor de Maturana, o espaço educativo deve permitir o crescimento das crianças como seres humanos, respeitando a vida, rejeitando a violência, optando pela generosidade, compreensão, tolerância, solidariedade e com consciência de preservação do planeta!


Postado pela professora Vera Medeiros, no dia 13 de outubro de 2009




Informática no cotidiano escolar

Vivemos a era da informática,em todos os lugares,nos deparamos com a tecnologia.Notoriamente nem todos têm acesso aos recursos tecnológicos,nem dominam as ferramentas.Na escola,muito ainda precisa ser realizado,e a área da tecnologia também precisa ser conhecida por alunos e professores.A utilização da tecnologia a serviço do conhecimento pode ser útil,mas se mal empregada,como qualquer ferramenta pode causar danos sérios.
Solange Carvalho
LIE- SANTA CORONA

Olá!
Somos professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - RS.
Acreditamos que é necessário aprender sempre e esperamos que aqui possamos trocar experiências e enriquecer nossa prática pedagógica.

Material postado pela professora Fátima Regina Fagundes, no dia 29 de março de 2009

Imagem dos alunos trabalhando no Laboratório de Informática Educativa.