Objetivos Gerais dos Laboratórios de Informática Educativa

Estamos divulgando os objetivos elaborados coletivamente nos encontros dos dias 23, 25 e 26 de fevereiro, com a contribuição dos professores dos laboratórios de informática educativa.
A partir desses objetivos, cada escola, juntamente com o grupo de professores, traçará os objetivos específicos e os contemplará no seu Regimento Escolar.

Quanto ao acesso:

1) Garantir e priorizar o acesso de todos os alunos aos Laboratórios de Informática Educativa, a fim de promover a inclusão e a educação digital como forma de acesso aos diferentes meios de comunicação e informação.

Quanto à construção do conhecimento e à aprendizagem:

2) Proporcionar um ambiente humanizador, que promova situações de aprendizagem, usando recursos e estratégias que favoreçam a interação, o respeito, o desenvolvimento de trabalhos cooperativos, para que o educando, com o auxílio das TICs, possa ser autônomo e autor na construção da sua aprendizagem, desenvolver habilidades e competências e construir conceitos nas diferentes áreas do conhecimento.

Quanto ao planejamento:

3) Planejar ações com a coordenação pedagógica e/ou professores, buscando estratégias e recursos, a fim de valorizar, qualificar, viabilizar e avaliar os projetos multidisciplinares e/ou interdisciplinares e atividades realizados, em consonância com a proposta pedagógica.

Quanto ao papel do professor do LIE:

4) Investir na atualização na área da tecnologia, atuando como multiplicador do uso pedagógico das TICs, a fim de qualificar as atividades e/ou projetos desenvolvidos no laboratório.

5) Estimular os professores das diferentes áreas/disciplinas a utilizarem recursos do LIE, a fim de qualificar o fazer pedagógico.

Quanto ao papel do professor de sala de aula no uso do LIE:

6) Intervir, participar e auxiliar diretamente na execução do planejamento de projetos e/ou atividades a fim de contribuir com o processo de aprendizagem.

Quanto à inclusão dos alunos com NEES:

7) Solicitar e encaminhar a adequação de equipamentos e espaços e buscar estratégias que possibilitem o acesso dos alunos com NEES, a fim de garantir o atendimento pedagógico, a inclusão e oportunizar a aprendizagem.

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