Proposta de trabalho sobre o Bullying (planejamento)

Situação-problema (professor)
É o seu dia de cuidar do recreio. Está dando uma volta pelo pátio da escola e percebe uma movimentação num canto mais afastado. Ao se aproximar, você se depara com uma situação bastante séria: um grupo de alunos humilhando um colega, tanto com agressões verbais, quanto físicas. Imediatamente toma providências e os encaminha para a Direção da escola, mas percebe que precisa fazer algo para evitar que essas situações voltem a acontecer. E agora, o que você irá fazer para trabalhar essas questões em sala de aula?

Situação-problema proposta aos alunos
Apresentação de um filme que coloca a questão do Bullying e questionar os alunos:
Você já passou por isso ou conhece alguém que já passou? O que podemos fazer para que isso não aconteça?



Objetivo Geral
Promover discussões e atividades sobre as diferentes formas de bullying a fim de que os alunos reconheçam esse fato como um problema, propondo e efetivando ações para combatê-lo.

Objetivos Específicos
-Propor situações para o desenvolvimento valores e a constituição de atitudes a fim de que os alunos percebam a importância de reconhecer e respeitar as diferenças e de conviver em grupo.
-Conhecer as diferentes formas e situações de bullying, a fim de poder refletir e agir sobre essas relações de violência, buscando soluções que possam mudar esse comportamento e assumindo um comprometimento individual e coletivo.
-Desenvolver trabalhos que promovam a autoria dos alunos para que possam ser sujeitos da sua aprendizagem, co-responsáveis pelas decisões e combinações tomadas no grande grupo e se perceberem valorizados como integrantes e sujeitos de mudanças.

Habilidades a serem desenvolvidas
- Compreender o conceito de bullying.
- Identificar situações em que se apresenta.
- Selecionar informações a respeito do assunto.
-Relacionar as situações constatadas às informações obtidas com o propósito de elaborar soluções para o problema.
- Sintetizar essas informações.
- Analisar criticamente as informações e as situações e propor ações efetivas.

Planejamento 

Na sala de aula
-Os alunos deverão ser sensibilizados sobre o tema através da visualização de um filme e da proposição do problema.
-Discussão/Debate apontando situações de Bullying na escola.
-Palestras que abordem o tema, tendo como foco as implicações sociais, humanas, jurídicas e de saúde dessas atitudes.
-Os alunos, após as pesquisas, palestras e discussões, irão propor ações para combater o Bullying na escola, com o objetivo de responder a pergunta inicial.
-Pesquisa sobre o tema e organização, com os alunos, do trabalho que desejam realizar.
-Organização da estrutura e do material das propostas dos alunos.
-Produção de textos de diferentes gêneros
-Discussão, juntamente com o professor do LIE, sobre o software mais adequado para desenvolver as propostas dos alunos.
-Divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os alunos deverão sugerir diferentes formas para a divulgação dos trabalhos.

No laboratório
- Pesquisa orientada sobre o tema na WEB.
- Apresentação dos softwares aos alunos e proporcionar a interação deles com os mesmos.
- Efetivação do planejamento realizado em sala de aula.

Avaliação
Ocorrerá ao longo do processo e considerará:
- Objetivos propostos
- Habilidades a serem desenvolvidas
- A relação entre a proposta desenvolvida pelos grupos e a viabilidade para a solução do problema
- Valores e atitudes
- Interação/atuação em grupo 

 Assessoria Pedagógica: Marta Rizzi e Tatiana Dresch
0 Responses