Projeto da Escola Ramiro Pigozzi no IX Seminário Interno de Informática Educativa 2013

Identidade coletiva da escola
A partir da leitura do Projeto Pedagógico da escola, concluímos que era significativo, conhecer nossos alunos, nossos professores e nossa comunidade.
Através do estudo dos textos de sete autores, sobre identidade, diferenças e alteridade, definimos que o tema geral de nosso planejamento seria: “Identidade coletiva da escola”.

PROBLEMA: 
      Como perceber o indivíduo com suas particularidades para a construção de uma identidade  coletiva?

OBJETIVO:
Possibilitar situações na qual o aluno se perceba na sua singularidade, conheça e respeite a sua história e a do outro para que possa construir junto ao seu grupo, a identidade coletiva da nossa Escola.

Planejamento de Geografia
PROCEDIMENTOS/ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS
O Respeito à cultura de outras regiões do Brasil.
O Preconceito e a discriminação devido à diversidade linguística do Brasil.
As Diferentes formas de falar a língua portuguesa no Brasil (sotaques e vocabulários regionais).

Iniciamos o trabalho com o estudo do texto “Preconceitos Regionais", da professora Nelly Carvalho.
Este texto faz parte do livro didático da “Coleção Araribá”, que atualmente é utilizado em nossa escola.
Após fizemos contato com a professora Nelly, por e-mail, e ele se colocou a disposição para ajudar no que fosse possível.
No final do mês de agosto a professora estará em Caxias do Sul e visitará  a escola Ramiro Pigozzi.
Os alunos produziram textos sobre  a região nordeste do Brasil, com base no texto da professora Nelly e depois enriquecerem este texto utilizando o  texto do professor Marcos Bagno. Estes textos serão sendo utilizados nas aulas de português.
Conseguimos um contato com a professora Vanessa Tuane, do estado de Pernambuco e ela se prontificou a realizar o trabalho conosco.
Através do sistema de hangout, vamos conversar sobre as diferenças regionais com os alunos da Professora Vanessa Tuane. A partir deste contato e da troca de experiências vamos produzir um texto colaborativo com estas duas visões (nordeste-sul).


0 Responses

    Contador de visitas

    Visitantes online

    Seguidores